A Luz Saúde, pela sua rede Hospital da Luz, recebeu o prémio ITIJ para Prestador de Serviço de Saúde em 2022. É a primeira vez que uma instituição portuguesa é distinguida pelo International Travel & Health Insurance Journal (ITIJ), a publicação de referência mundial para as empresas internacionais de seguros de viagens e saúde, assistência e ambulâncias. A cerimónia de anúncio e entrega dos prémios decorreu em Atenas, a 27 de outubro, durante o congresso da International Travel & Health Insurance Conferences (ITIC Global), que todos os anos junta cerca de mil profissionais de empresas de seguros e viagens de todo o mundo. Promovidos pela ITIC, os prémios ITIJ selecionaram 21 organizações finalistas, distribuídas por sete categorias, cada uma com um vencedor. A Luz Saúde venceu na categoria de Medical Provider of the Year 2022. Na entrega do prémio, o júri salientou que a Luz Saúde “apresentou uma candidatura muito forte, que demonstrou claramente como se diferencia de outros prestadores nesta área (no trabalho com agências internacionais e respetivos beneficiários), não só no apoio que desenvolveu para responder às necessidades dos clientes internacionais, mas também adaptando serviços para se tornarem acessíveis a estes clientes durante a pandemia de COVID-19”. Eve Jokel (em baixo, na foto), diretora de International Patient Services da Luz Saúde, recebeu o prémio e agradeceu a distinção do ITIJ: “É uma grande honra receber este prémio em nome da Luz Saúde e do Hospital da Luz porque vem confirmar o valor do nosso trabalho no sentido de garantir o acesso e ultrapassar as barreiras linguísticas e culturais para clientes internacionais, cumprindo assim os nossos compromissos com as seguradoras internacionais e empresas de assistência”. “Este prémio vem distinguir e confirmar a posição da Luz Saúde enquanto empresa de confiança na prestação de cuidados de qualidade, com elevados níveis de satisfação, bem como parceira de colaborações bem sucedidas e produtivas com diversos grupos de clientes”, acrescentou. O International Patient Services (Serviço de Apoio a Clientes Internacionais) da Luz Saúde: É um programa abrangente de apoio à comunicação em cuidados de saúde, disponível em 27 hospitais e clínicas da Rede Hospital da Luz. Orienta o percurso dos clientes internacionais nas unidades, desde a escolha do médico à alta e seguimento; É o principal interlocutor das companhias de seguros e de assistência em saúde internacionais; Dispõe de diversas ferramentas e recursos, como guias de comunicação em diferentes idiomas. Promove junto das comunidades de expatriados em Portugal o apoio e serviços disponíveis na rede Hospital da Luz para clientes internacionais. A Luz Saúde tem desenvolvido na última década um intenso trabalho para facilitar o acesso dos clientes internacionais à rede Hospital da Luz, disponibilizando atualmente um serviço que é único em Portugal, obedecendo aos mais elevados padrões de qualidade. Seja em guias de comunicação e centenas de documentos traduzidos, ou ainda nos serviços digitais (como os sites Hospital da Luz e a APP MY LUZ), os clientes encontram trabalham facilmente versões completas em Inglês especialmente concebidas para cidadãos estrangeiros que visitam Portugal ou que aqui residem. Recentemente, a LUZ 24, linha telefónica gratuita do Hospital da Luz para triagem clínica de casos urgentes, começou a ter também atendimento em Inglês. Estão já disponíveis também videoconsultas em Inglês em mais de 40 especialidades, bem como videoconsultas urgentes para adultos e crianças.