Curso de endoscopia ginecológica com alguns dos melhores especialistas

O Hospital da Luz Lisboa realiza, nos próximos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, a 21ª edição do Gynecological Endoscopy Course, considerado um dos mais importantes cursos da atualidade na área de endoscopia ginecológica.

«O objetivo do Gynecological Endoscopy Course é fácil de sintetizar: ensinar, aprender, inovar, debater e lançar o futuro», salienta António Setúbal, diretor de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital da Luz Lisboa e um dos responsáveis deste curso, juntamente com o cirurgião francês Arnaud Wattiez e o cirurgião norte-americano Harry Reich. Chairman da Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica, Wattiez é reconhecido como o pioneiro da laparoscopia na especialidade de Ginecologia-Obstetrícia, enquanto Harry Reich é considerado o ‘pai’ da cirurgia laparoscópica.

Os participantes neste curso terão oportunidade de partilhar experiências sobre os temas mais atuais desta área com especialistas nacionais e estrangeiros, de uma forma interativa. Estarão naturalmente em destaque a endometriose e vários aspetos relacionados com a fertilidade. Sailesh Puntambekar, diretor do Galaxy Care Laparoscopy Institute (Pune, Índia), falará, por exemplo, da sua experiência em transplante uterino e Lone Hummelshoj, presidente da Sociedade Mundial de Endometriose (WES, na sigla inglesa) e diretora do fórum endometriosis.org, dará a sua perspetiva sobre a evolução dos tratamentos desta doença.

O programa inclui o acompanhamento de duas cirurgias, em casos de endometriose complexa, que se realizarão no bloco operatório do Hospital da Luz Lisboa. Este curso tem periodicidade bianual e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

Programa e inscrições